Bela, glutona e do mundo / Cuisine du monde·Português / Portugais·Sobremesa / Dessert

Panna cotta de manjericão e frutas vermelhas

panna cotta chaud patate 06

A panna cotta é uma sobremesa italiana à base de leite integral e nata (ou creme de leite fresco) consumida com compotas, geleias ou caldas de fruta. O gesto é muito simples: basta ferver o leite para aromatizá-lo (com baunilha, especiarias, raspas de limão…) para, em seguida, dissolver ali a gelatina que dará a textura correta. Para uma dose extra de untuosidade substituí parte do creme por mascarpone, o que deixou o doce ainda mais cremoso e aveludado. Uma boa pedida para terminar um jantarzinho a dois com uma sobremesa que não dá trabalho algum e ainda assim é a cara da luxúria. A receita rende duas porções.

panna cotta chaud patate 0 (1)

Panna cotta de manjericão com frutas vermelhas 

  • 160 g de mascarpone
  • 90 g de nata ou creme de leite fresco (35% de gordura ou mais)
  • 7 g de açúcar abaunilhado
  • 18 g de açúcar demerara
  • 3 g de manjericão (6 folhas grandes) rasgadas grosseiramente
  • 2 g de gelatina sem sabor em pó (ou 1 folha de gelatina)
  • geleia de frutas vermelhas
  • frutas vermelhas e manjericão para decorar
panna cotta chaud patate 03

Hidrate a gelatina em água fria por 5 a 10 minutos. Paralelamente, leve ao fogo o mascarpone com o creme de leite, os açúcares e o manjericão. Quando levantar fervura desligue o fogo e incorpore ao creme a gelatina hidratada, mexendo até que esteja completamente dissolvida. Reserve por aproximadamente 15 minutos, o tempo do manjericão perfumar a sobremesa e do creme esfriar um pouco. Descarte as folhas usadas na infusão e substitua-as por uma nova folha de manjericão picada finamente. Como o creme não estará quente, não há risco de queimar a erva que guardará seu frescor. Distribua a panna cotta (creme cozido) em dois recipientes e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas.

panna cotta chaud patate 04

O doce pode ser preparado em forminhas de silicone e desenformados diretamente sobre um prato. Outra sugestão de apresentação, ainda mais prática, é levá-lo à geladeira já em potinhos individuais, preferencialmente transparentes para o conviva já ir comendo com os olhos.

panna cotta chaud patate 02

Eu servi a pannacotta com uma geleia de frutas vermelhas comprada no comércio e decorei com cerejas frescas. Como o creme tem a presença sutil do manjericão, é importante dosar bem a quantidade de calda de frutas vermelhas e até diluir um pouco se preciso para que os sabores não se sobreponham e a delicadeza do manjericão não desapareça. Outra possibilidade é decorar o doce com mais folhinhas da erva que vão trazer aroma e frescor na hora da degustação. Ou, ainda, preparar em casa sua própria geleia de manjericão com morango. Bom de todo jeito!

Votre commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l’aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l’aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l’aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s