Café da manhã / Petit déjeuner·França / cuisine française·Português / Portugais·Sobremesa / Dessert

Bolinho de amêndoas e ameixas amarelas

mirabelles chaud patate 01

financier mirabelles chaud patate 05

Agosto de 2020 (verão europeu) foi a primeira vez que comi mirabelles, umas ameixinhas amarelas originárias da China e que são bastante celebradas nas mesas das regiões Alsace e Lorraine aqui na França (que juntas são responsáveis por 70% da produção mundial do fruto), mas também estão presentes no Québec canadense. A frutinha aparece no verão nórdico, em agosto e setembro. Como toda ameixa que se preze, é rica em fibras e em pectina, fonte de vitaminas A e C. Mignonzinha, ela tem um gosto mais sutil que as ameixas que conhecemos. A semente é tão miudinha que parece comida de boneca, gente. Um mimo. Sua delicadeza me faz pensar em associações da fruta com mel, alecrim e amêndoas.

mirabelles chaud patate 02

Fiz um financier, um bolinho francês à base de farinha de amêndoas e manteiga acastanhada (a beurre noisette). Coloquei na massa sementes de erva-doce e funcionou muito bem. A receita que segue rende 5 bolinhos retangulares de 9×5 cm. Não deixe de copiar a receita por falta de mirabelas, use as ameixas tradicionais que encontramos no Brasil, pêssegos ou nectarinas. Caquis também devem ficar uma delícia em financiers, mas nesse caso eu reduziria a quantidade de açúcar da massa. E se for pra mergulhar na fartura da quitanda brasileira, que tal reproduzir o bolinho com araçás, as goiabinhas mais fofuchas que você já viu ? Outra coisa: a farinha de amêndoas também pode dar lugar à farinha de castanha de caju da nossa terra. O açúcar demerara pode ceder espaço ao mascavo (que aqui custa caaaaaaro). Sabe como é: na cozinha nada se cria, nada se perde, tudo se transforma ao ritmo da despensa e ao gosto do freguês.

financier mirabelles chaud patate 04

Financier de ameixas amarelas

  • 70 g de manteiga
  • 75 g de claras batidas em neve
  • 40 g de açúcar demerara
  • 60 g de farinha de amêndoas
  • 25 g de farinha de trigo
  • 1 g de sementes de erva-doce ou de funcho (1 colher de chá)
  • 12 ameixas amarelas sem caroço (substituir pela ameixa tradicional)
  • um punhado de amêndoas tostadas picadas grosseiramente
financier mirabelles chaud patate 06

Leve a manteiga ao fogo brando e deixe cozinhar até adquirir uma cor acastanhada. Remova as impurezas e reserve para esfriar. Enquanto isso, misture em uma tigela os ingredientes secos (farinha de trigo, farinha de amêndoas e açúcar) e os grãos de erva-doce. Bata as claras em neve e incorpore-as delicadamente aos secos. Finalize incorporando à massa a manteiga morna. Unte forminhas retangulares (formato tradicional dos financiers) e distribua a massa do bolinho preenchendo-as até a metade.

financier mirabelles chaud patate 07

Complete com as ameixas sem caroço cortadas em metades, em meia-lua ou em cubinhos. Salpique sobre as frutas um pouco de amêndoas e leve as forminhas ao forno pré-aquecido a 210 C por cerca de 20 minutos.

financier mirabelles chaud patate 03

Votre commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l’aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l’aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l’aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s