Português / Portugais·Prato principal / Plat

Mignon suíno em crosta de mostarda e mel

Com as temperaturas começando a cair aqui na França, é hora de privilegiar receitas práticas que vão ao forno e aproveitar para, além de comer bem, aquecer o ambiente. O almoço de domingo foi um filé suíno rosadinho acompanhado de um molho de mostarda e mel encorpado feito com os sucos do cozimento da carne, a marinada da véspera e um toque de tapioca granulada (que pode ser substituída por polvilho doce). Para completar, quiabos grelhados que combinam perfeitamente com abóboras em todas as suas formas. Pensando nesse casamento, não deixe de voltar ao blog na sexta-feira (05/11) para descobrir uma saladinha de abóbora crua que é de comer com os olhos!

Mignon suíno em crosta de mostarde e mel com quiabos grelhados

  • 1 kg de mignon suíno
  • 5 g de sal
  • 1 pimenta malagueta com sementes
  • 200 ml de vinho rosé
  • azeite de oliva
  • 150g de mostarda rústica (aquela forte com sementes)
  • 40 ml de mel
  • a marinada da carne
  • 1 colher de chá de tapioca granulada ou de polvilho doce
  • 6 quiabos cortados ao meio

Limpe a peça de porco eliminando as membranas (após esse processo, minha peça de 1 kg passou a 940 g). Dissolva o sal no vinho e acrescente a pimenta malagueta picada com semente e tudo. Em um pacote ziplock ou recipiente com tampa coloque a peça de carne e despeje o líquido. Deixe marinar por 12 horas e, caso o líquido não cubra toda a peça, pense em virá-la na metade desse tempo para garantir a uniformidade do tempero.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Enquanto isso, misture o mel e a mostarda e seque levemente a carne com um papel-toalha. Reserve a marinada coada (sem a pimenta) para a finalização do molho. Em uma frigideira, aqueça o azeite e, em fogo alto, sele todos os lados do filé. Em seguida, distribua a pasta de mostarda uniformemente em toda a superfície da peça, transferindo-a para uma assadeira besuntada de óleo. Leve ao forno por 20 a 25 minutos, até que a temperatura interna seja 68 graus. Retire a carne do forno ao fim do cozimento, transfira para um prato, cubra frouxamente com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto a carne repousa e os sucos se distribuem uniformemente, prepare os quiabos e finalize o molho.

Na mesma frigideira onde o porco foi selado, em um fio de azeite grelhe os quiabos cortados ao meio (no sentido do comprimento). Cinco minutos de um lado mais três minutos do outro são suficientes para deixá-los cozidos e douradinhos. Tempere com uma pitada de sal e reserve.

Dilua os sucos do fundo da assadeira com o líquido da marinada do porco (sem a pimenta) e leve ao fogo para reduzir. Quando o molho levantar fervura, acrescente a fécula de mandioca (previamente dissolvida) ou a tapioca flocada (em chuva e mexendo sem parar). Mexa constantemente até engrossar. Retifique sal e pimenta, se necessário.

Distribua o molho de mostarda em uma travessa e coloque a peça de filé mignon no centro. Decore com os quiabos grelhados e sirva com abóbora ou batata doce laranja gratinadas, em forma de purê ou de salada. Essa peça rendeu 8 porções.

3 réflexions au sujet de « Mignon suíno em crosta de mostarda e mel »

Votre commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l’aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l’aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l’aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l’aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s