Português / Portugais·Sobremesa / Dessert

Bergamota amanteigada e caramelo de especiarias

fr.png     version en français     fr.png

brasil     versão em português      brasil

mandarine rotie 01

Hoje foi dia de pescar receita no blog da amiguinha e adaptar à minha despensa. Esse ano descobri um blog que acho muito bem ilustrado e com uma cozinha prática e direta, o francês J’aime pas la salade. O título do blog já entrega o tipo de guloseima que você  vai encontrar lá dentro. Quando Léa diz « eu não gosto de salada » significa que sua predileção são comidinhas mais calóricas, o que não significa uma cozinha não vegetal. E eu, que nunca comi uma mexerica cozida na vida, fiquei tentada por sua receita de bergamotas cozidas na manteiga e cobertas por um caramelo de especiarias. Desde junho que me delicio com as sazonais tangerinas que aqui no sul são chamadas de bergamotas. A variedade que usei foi a montenegrina 🍊 (Citrus deliciosa Tenore) 🍊, de produção local (Vale do Caí), mas qualquer tangerina serve. A técnica de « rôtir à la poêle » pode ser reproduzida em outras frutas também, tais como figos, pêssegos, damascos frescos, maçã verde e até uvas.

Para perfumar o caramelo de especiarias, no lugar da essência de baunilha da receita original eu preferi umas sementes de amburana cujo gosto lembra o cumaru (fava tonka amazônica). Sempre abuso dessa semente nordestina e já falei dela aqui. Outra adaptação foi que, além do açúcar refinado ideal para o ponto do caramelo, incorporei também o mascavo que é cheio de personalidade e tem um gostinho mais próximo do de rapadura. Adoro!

mandarine rotie 05.jpg

A tangerina cozida parece uma geleia desconstruída e esses gomos confitados são deliciosos com crepes ou panquecas americanas ou ainda acompanhados de sorvete de creme ou iogurte natural, neutros em açúcar e ricos em gordura. Essa é uma sobremesa de formiguinha, bastante doce, e caprichar na acidez com o limão do caramelo ajuda a balancear.

mandarine rotie 02.jpg

Ingredientes

  • 60 g de açúcar mascavo
  • 40 g de açúcar refinado
  • 60 ml de água
  • suco de 1/2 limão
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 anis estrelado
  • 2 amburanas (ou 1/2 cumaru) – preferencialmente raladas.
  • 1 colher de chá de pimenta da jamaica (aromática e sem ardor)
  • 2 tangerinas pequenas 🍊🍊
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Em uma panela, misture açúcares, suco de limão, água, canela, anis, pimenta da Jamaica e amburanas. Deixe ferver e desligue o fogo quando bolhas começarem a se formar como na foto. Mantenha o caramelo aquecido. Se houver esfriado e espessado, reaqueça com um pouco mais de água na hora de servir. Ajuste com água a espessura que deseja.

Paralelamente, em uma frigideira refogue as bergamotas na manteiga virando-as constantemente. É importante banhar as frutas com a manteiga derretida para uniformizar o cozimento. Quando  as tangerinas começarem a se desmilinguir está pronto. Aqui em casa levou 8 minutos em fogo baixo.

Depois de cozidas, é só cobrir com o caramelo e usar as especiarias para decorar a sobremesa. Sirva quentinha! 🍊

mandarine rotie 06mandarine rotie 07

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s