Acompanhamento / Garniture·Português / Portugais

Leque de berinjela com queijo raclette

eventail daubergine 000 chaud patate.jpg

fr.png     cliquez ici pour lire la version en français     fr.png

brasil     versão em português     brasil

Não é novidade para ninguém o quanto eu adoro o queijo raclette mineiro da Fazenda São Francisco, pertencente ao município de Almenara em Minas Gerais. Pouco depois da fronteira com a Bahia, ali perto de Divisópolis está um verdadeiro paraíso, em plena mata atlântica, onde o gado pasta solto e se alimenta de natureza – e não de ração – e um queijo incrível de terroir único é produzido artesanalmente por uma enfermeira que deixou a agitação da Avenida Paulista para « viver no mato ». Além do queijo tradicional, também são produzidos ali raclettes com manjericão, pimenta, alho e castanha com pimenta. Mas me bateu desejo de raclette com mostarda e Soraya, que se tornou uma grande amiga, aceitou a empreitada de produzir essa versão exclusiva que ficou nota dez! Comprei as sementinhas de mostarda amarela e deixei a mestra-queijeira fazer sua mágica. Com esse queijo delicioso fiz um leque de berinjela assada e regada por um molhinho de mostarda, vinagre, azeite e salsinha.

eventail daubergine 06 chaud patate.jpg

  • 1 berinjela 🍆
  • sal, pimenta e azeite de oliva para temperar
  • fatias muito finas de queijo raclette com grãos de mostarda 🧀
  • salsinha picada
  • mostarda
  • vinagre
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta

Corte a berinjela em sete ou oito fatias não muito grossas, mas sem separá-las na extremidade superior. O objetivo é manter o legume unido pelo cabo e abrir as fatias como um leque. Use uma faca bem afiada para fazer cortes certeiros na casca.

eventail daubergine 011 chaud patate.jpg

Besunte o legume com azeite de oliva e tempere com um pouco de sal e de pimenta do reino por todos os lados. Não exagere no sal, pois o queijo que entra depois já é salgado. Coloque a berinjela aberta em forma de leque em uma assadeira coberta com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por vinte minutos.

eventail daubergine 02 chaud patate.jpg

Retire a berinjela do forno sem desligá-lo. Intercale entre as fatias do legume as fatias finas de queijo e leve o prato ao forno novamente por mais cinco ou dez minutos, apenas o tempo suficiente para que o queijo derreta.

eventail daubergine 03 chaud patate

eventail daubergine 04 chaud patate.jpg

Enquanto isso, prepare o molho. Não indico as proporções dos ingredientes porque depende do gosto de cada um, é questão de ir experimentando até obter um molho equilibrado. O frescor da salsinha e a acidez do vinagre ajudam a quebrar a gordura do queijo; a mostarda traz sabor e personalidade ao molho; o azeite de oliva traz untuosidade; o sal e pimenta são opcionais. Pode ser necessário alongar o molho com um pouquinho de água e você também pode acrescentar mel à mistura se quiser una nota de dulçor.

eventail daubergine 055 chaud patate.jpg

Essa receita serve uma pessoa como prato principal ou duas se partilhada como acompanhamento.

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s