cliquez ici pour lire la version en français
versão em português
Não é novidade para ninguém o quanto eu adoro o queijo raclette mineiro da Fazenda São Francisco, pertencente ao município de Almenara em Minas Gerais. Pouco depois da fronteira com a Bahia, ali perto de Divisópolis está um verdadeiro paraíso, em plena mata atlântica, onde o gado pasta solto e se alimenta de natureza – e não de ração – e um queijo incrível de terroir único é produzido artesanalmente por uma enfermeira que deixou a agitação da Avenida Paulista para « viver no mato ». Além do queijo tradicional, também são produzidos ali raclettes com manjericão, pimenta, alho e castanha com pimenta. Mas me bateu desejo de raclette com mostarda e Soraya, que se tornou uma grande amiga, aceitou a empreitada de produzir essa versão exclusiva que ficou nota dez! Comprei as sementinhas de mostarda amarela e deixei a mestra-queijeira fazer sua mágica. Com esse queijo delicioso fiz um leque de berinjela assada e regada por um molhinho de mostarda, vinagre, azeite e salsinha.
- 1 berinjela 🍆
- sal, pimenta e azeite de oliva para temperar
- fatias muito finas de queijo raclette com grãos de mostarda 🧀
- salsinha picada
- mostarda
- vinagre
- azeite de oliva
- sal e pimenta
Corte a berinjela em sete ou oito fatias não muito grossas, mas sem separá-las na extremidade superior. O objetivo é manter o legume unido pelo cabo e abrir as fatias como um leque. Use uma faca bem afiada para fazer cortes certeiros na casca.
Besunte o legume com azeite de oliva e tempere com um pouco de sal e de pimenta do reino por todos os lados. Não exagere no sal, pois o queijo que entra depois já é salgado. Coloque a berinjela aberta em forma de leque em uma assadeira coberta com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por vinte minutos.
Retire a berinjela do forno sem desligá-lo. Intercale entre as fatias do legume as fatias finas de queijo e leve o prato ao forno novamente por mais cinco ou dez minutos, apenas o tempo suficiente para que o queijo derreta.
Enquanto isso, prepare o molho. Não indico as proporções dos ingredientes porque depende do gosto de cada um, é questão de ir experimentando até obter um molho equilibrado. O frescor da salsinha e a acidez do vinagre ajudam a quebrar a gordura do queijo; a mostarda traz sabor e personalidade ao molho; o azeite de oliva traz untuosidade; o sal e pimenta são opcionais. Pode ser necessário alongar o molho com um pouquinho de água e você também pode acrescentar mel à mistura se quiser una nota de dulçor.
Essa receita serve uma pessoa como prato principal ou duas se partilhada como acompanhamento.