versão em português
BRUNCHS ET PETITS DÎNERS POUR TOI ET MOI de Louise Blair (MARABOUT, 2010) foi presente de um casal amigo pelo meu aniversário e pelo novo momento da vida, prestes a juntar trapinhos com o love. Entre pratos rápidos, sobremesas e ideias de café-da-manhã, o livro traz receitas fáceis, dosadas para dois, e se tornou um xodó.
Originalmente publicado na Grã-Bretanha (200 meals for two, 2009), minha cópia é da tradução francesa. Além de adorar as receitinhas, fiquei satisfeita ao verificar que o papel usado pela editora é composto de fibras naturais, renováveis, recicláveis e fabricadas a partir de madeira extraída de florestas com manejo sustentável. Ou seja: ponto para a responsabilidade sócio-ambiental!
Selecionando as receitas propostas, consegui montar alguns menus interessantes, começando por este aqui que é leve, porém bem nutritivo, rico em vitaminas, ômega 3 e cálcio. Refeição completa!
ENTRADA: LEGUMES SALTEADOS
10 min
20 min
2 pessoas
Ingredientes:
- 1 col (sopa) de azeite de oliva ou óleo de
canola(opto sempre pelo de amendoim) - 1/2 cebola em pedaços
- 1/2 pimentão vermelho, sem sementes, em pedaços
- 1 talo de aipo/salsão fatiado
- 1 col (sopa) molho de soja (shoyu)
- 1 col (sopa) ketchup
- 1 pitada de pimenta em pó
- 50g cogumelos fatiados (3 unidades)
- 5 tomates cereja cortados ao meio
- 50g de ervilha torta ou de vagem cortada em dois (usei 4 vagens e 3 ervilhas tortas)
- 50g broto de soja
- 1 cenoura grande em tiras
- cebolinha fatiada para decorar (opcional)
Preparo:
Em uma panela antiaderente, aquecer o azeite e refogar a cebola. Acrescentar o pimentão e o aipo e saltear por alguns minutos. Adicionar o shoyu (coloquei duas colheres), o ketchup e a pimenta em pó, mexendo cuidadosamente. Juntar os demais ingredientes e deixar refogar, em fogo médio, entre 10 e 15 minutos (bastaram sete minutos no meu fogão), até que os legumes estejam macios. Se necessário, acrescentar um pouquinho de água durante o processo (não precisei não). Ah! Não encontrei broto de soja no supermercado, mas a receita ficou gostosa ainda assim. O shoyu serve para dar o ponto de sal, mas não se destaca e não deixa o prato com gosto de comida japonesa. O catchup dá um toque adocicado muito bacana.
Serve como entrada ou acompanhamento. Para uma refeição vegetariana, servir o bol de legumes salteados com pão pita integral.
PRATO: SALMÃO COM GENGIBRE
10 min
6 a 10 min
2 pessoas
Ingredientes:
- 3 ou 4 folhas de cebolinha
- 1 cm de gengibre fresco sem pele e cortado em tirinhas
- 1 col (sopa) Canada Dry (refrigerante de gengibre)
- 1 col (sopa) molho de soja (shoyu)
- 2 filés de salmão sem pele (125g cada)
Preparo:
Misturar a cebolinha, o gengibre, o shoyu e o Canada Dry, que é um refrigerante de gengibre de origem canadense. Nesta receita, o substituí por licor de gengibre. Em uma frigideira tampada, cozinhar o salmão de 3 a 5 minutos de cada lado junto com a marinada, acresentando água durante o processo, se necessário. No total, seis minutos foram suficientes e também não precisei adicionar água.
O livro traz como sugestão de acompanhamento ervilhas tortas, batatas pequenas com pele e folhas de couve cozidas no vapor. Outra opção é usar os legumes da entrada como acompanhamento para o peixe. Optei pela indicação do livro, mas dispensei as ervilhas tortas porque já as havia usado na entrada.
SOBREMESA: IOGURTE COM COULIS DE FRUTAS TROPICAIS
5 min + refrigeração
6 min
2 pessoas
Ingredientes:
- 6 col (sopa) creme de leite fresco (uso nata 49%)
- 6 col (sopa) iogurte natural
- 1 manga madura
- 1 maracujá (polpa)
- 1 col (sopa) açúcar mascavo
Preparo:
Primeiro, incorporar com um batedor de claras (fouet) o iogurte e o creme de leite fresco até obter um creme ontuoso. Como o preço do creme de leite fresco é bem salgadinho aqui no hemisfério sul, substituí o mesmo por nata 49%. Para ficar menos calórico, coloquei só 4 colheres de nata para 6 colheres de iogurte.
Para o coulis, ao invés de realizar o de frutas vermelhas originalmente proposto no livro (uma calda com 75 g de mirtilo, 75 g de framboesas e 3 colheres de sopa de açúcar), escolhi a receita alternativa com frutas tropicais. Basta misturar com o auxílio de um mixer a manga bem madura e o maracujá, sem levar ao fogo.
Em seguida, misturar o coulis e o creme de iogurte e dividir em duas taças ou ramequins. Polvilhar açúcar mascavo por cima e levar à geladeira por 15 minutos, até que dissolva.
Fiquei impressionada como uma sobremesa tão simples pode ser tão maravilhosa! E cabe direitinho no café da manhã também.
Voilà! Um menu simples, fácil, levinho e saudável para dois!
Des très jolies photos !
J’aimeJ’aime
C’est gentil, Jenna! Je fais des petits efforts avec le caméra du portable.
J’aimeJ’aime
Ça a l’air vachement bon ! De très belles photos sur ton blog que je suis ravie d’avoir découverte grâce à toi 😉
J’aimeAimé par 1 personne