Bê-a-bá da cozinha / Techniques culinaires·Bela, glutona e do mundo / Cuisine du monde·Português / Portugais·Sobremesa / Dessert

Pérolas de tapioca: Como fazer bolinhas coloridas de sagu em casa

fr.png     version en français ici     fr.png

brasil     versão em português     brasil

perles de tapioca jaunes au cucrcuma - chaud patate 02

É 7 de Setembro e #eutosaudandoamandioca! Inspirada pelos vários vídeos de tapioca pearls no Youtube (como esse ou esse), compartilho com vocês essa divertida experiência de fazer em casa as pérolas de tapioca ou bolas de sagu. Aqui no Brasil nós consumimos um sagu miudinho em forma de mingau (com leite, baunilha e canela) na Bahia ou como sobremesa cozida no vinho ou suco de uva no Rio Grande do Sul. Mas essas bolinhas são comuns a outras tradições culinárias também. Aliás, o sagu original era produto da fécula extraída do tronco de uma palmeira do gênero Metroxylon chamada saguzeiro ou sagueiro lá na Papua-Nova Guiné. O modo de extração e produção do sagu sendo similar à maneira indígena brasileira com a mandioca, copiamos essa nomenclatura. De acordo com o Wikipedia:

« Provavelmente por extensão de sentido, conforme explica o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, os navegadores portugueses que transitavam entre América e Ásia associaram a palavra sagu à goma que os índios brasileiros extraíam da mandioca, a qual chamam de tapioca.[4] Como a palavra tapioca designa também uma iguaria específica, estabeleceu-se que a fécula da mandioca granulada em formato de pequenas pérolas seria chamada ‘sagu’ no português do Brasil. »

Hoje em dia, o sagu consumido nas Filipinas, na Índia, em Taiwan, Hong Kong e Japão é feito à base de mandioca e não de sagu (não tem tanta palmeira para tanta demanda). Assim, as tais « pérolas do Japão » que encontrava nas prateleiras de cozinha internacional lá na França nada mais são do que pérolas de tapioca, bolinhas de fécula de mandioca, o bom e velho sagu como conhecemos.

Agora, de cultura para cultura o uso culinário varia, como bem ilustra a (mais que) nutricionista Neide Rigo neste artigo. E varia também o tamanho das bolinhas. Se aqui estamos acostumados ao micro-sagu, a moda lá fora são bolas maiores e coloridas estrelando uma bebida chamada zenzou, boba ou bubble tea. Essa bebida surgiu em Taiwan na década de 1980 e hoje é um fenômeno nos EUA, vide as divertidas cenas da minha adorada série 📺Crazy Ex-girlfriend📺 (maravilhosa, inesperada, surpreendente, viva a empatia, tem completa na Netflix: assistam!!!). Consiste em um leite aromatizado com chá, quente ou frio, e que tem ao fundo bolas de sagu coloridas, geralmente feitas com açúcar mascavo. A diversão é sugar as pérolas pelo largo canudo enquanto se degusta a bebida.

A seguir lhes conto como fiz o meu sagu amarelo com açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó. A receita original naqueles vídeos que mencionei no começo do texto leva açúcar mascavo, colorindo as bolas de marrom. Usei, então, açúcar refinado para não alterar meu amarelo. Soltando a criatividade, dá para reproduzir esse método colorindo à vontade o líquido. Pode ser água de cozimento de beterraba ou repolho roxo, infusão de hibisco ou cunhã (flor de feijão-borboleta, Clitoria ternatea), café coado, suco de espinafre ou de cenoura… já fiquei com vontade de um arco-íris de sagu misturado à salada de fruta agora!

Ingredientes

  • 180 g de água (1/3 de xícara = 180 ml)
  • 45 g de açúcar branco (1/4 de xícara = 60 ml)
  • + 2 colheres de sopa de açúcar após o cozimento para que as bolas não grudem
  • 3 g de cúrcuma (1 colhee de chá = 5 ml)
  • 140 g de fécula de mandioca / polvilho doce ( 1 xícara rasa = 240 ml)
perles de tapioca jaunes au curcuma - chaud patate 04
Leve ao fogo a água com o açúcar e o açafrão-da-terra e deixe ferver. Adicione mais ou menos metade do polvilho que, incorporado ao líquido, deve se transformar em uma gosma. Desligue o fogo e acrescente o resto da fécula.
perles de tapioca jaunes au curcuma - chaud patate 05
Transfira tudo para um plano de trabalho. Sove a massa ainda quente de modo a incorporar toda a fécula. Se necessário, acrescente 1/2 colherinha de água.
perles de tapioca jaunes au curcuma - chaud patate 06
O objetivo é obter uma massa lisa e homogênea que não cole nas mãos. #apaixonadaporessacor
perles de tapioca jaunes au curcuma - chaud patate 07
Estique a massa formando rolos finos, mais ou menos metade da espessura desse da foto.
perles de tapioca jaunes au curcuma - chaud patate 08
Porcione e modele individualmente cada bolinha. Para isso, role-as entre as palmas das mãos. Uma gotinha de água pode ajudar a conseguir o formato redondo.
perles de tapioca jaunes au curcuma - chaud patate 09
Vá colocando as bolinhas prontas em um recipiente com polvilho, o que evitará que elas colem entre si. Depois, remova o excesso de fécula passando-as por uma peneira, antes de levar ao fogo.
perles de tapioca jaunes au curcuma - chaud patate 10
Cozinhe o sagu em 2 litros de água fervente por aproximadamente 30-45 minutos, mexendo regularmente para evitar que colem ao fundo. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos, panela tampada.
perles de tapioca jaunes au cucrcuma - chaud patate 01
Escorra em água fria e guarde em um pote, misturando 2 colheres de açúcar para evitar que as pérolas ressequem e grudem. Cozido, o sagu ficará translúcido e brilhante. Sirva com chá como no bubble tea (boba), na salada de frutas ou incorpore a sobremesas diversas.

3 réflexions au sujet de « Pérolas de tapioca: Como fazer bolinhas coloridas de sagu em casa »

    1. Merci pour ta visite, Silvie. Eh tiens, au début de l’article il existe un lien pour accéder la recette en français. Bisous et à la prochaine !

      J'aime

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s