Brasis / Cuisine brésilienne·França / cuisine française·Português / Portugais·Sobremesa / Dessert

Mousse de chocolate com geleia de jabuticaba do quintal

mousse au chocolat chaud patate 08

brasil     versão em português     brasil         fr.png     cliquez ici pour lire la version en français     fr.png

mousse au chocolat chaud patate 05

Hoje a receita que compartilho é uma clássica sobremesa francesa, mas com o toque de brasilidade Chaud Patate: mousse de chocolate com caldinha de jabu! A versão que lhes passo aprendi com o livro Pâtisserie! de Christophe Felder (pp. 344-345) e é muito simples de realizar. A textura é maravilhosa e o sabor… ah, sabor de mousse de chocolate de verdade! Há alguns anos o único chocolate que entra em minha cozinha é a linha Unique da Harald, especialmente o de origem Bahia com 63% de cacau (meio-amargo). Moro no Brasil e acho mais do que justo valorizar o que é da terra e de excelente qualidade. E essa linha de chocolates é garantia de sobremesa boa! Tendo Alexandre Bispo defendendo o produto, será que ainda há dúvidas de que o Unique é massa?

mousse au chocolat chaud patate 03

Estamos na época de jabuticaba e foi essa frutinha que escolhi para servir com a mousse de chocolate. Geleia e licor nunca me faltam porque todo ano mainha colhe a parcela dela no quintal (a outra parcela é dos passarinhos que acordam mais cedo que ela) e produz as conservas. Aproveitei o período para ostentar também as frutas frescas que eu amo de paixão! A jabu tem muita pectina, por isso sua geleia é bem firme. O que fiz aqui foi levar rapidamente ao fogo com um pouco do licor apenas para liquefazer e ficar maleável. Ao esfriar já firma de novo, o que é ótimo para deixar a decoração do prato no lugar. O modelo de empratamento que escolhi foi o clássico: limpo, simples, rápido de fazer, usando elementos de decoração e louça que destaquem o elemento principal, sem enfeites « cenográficos ». São algumas regras que aprendi no MOOC Stylisme Culinaire da escola Ferrandi Paris.

mousse au chocolat chaud patate 09

Mousse de chocolate (para quatro pessoas)

  • 110 g de chocolate Harald Unique 63%
  • 40 g de açúcar
  • 250 ml de água
  • 2 gemas + 1/2 ovo
  • 200 g de nata (de 35% a 49%) gelada
  • 50 g de leite integral gelado
  • jabuticaba para decorar (geleia, licor e fruta fresca)

A textura untuosa e aerada da mousse é o resultado final de três preparos básicos: bom chocolate derretido, creme de ovos e chantilly.

Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. À parte, misture a nata com o leite e bata com um fouet até obter uma textura firme de chantilly e reserve na geladeira enquanto prepara o creme de ovos.

Em uma panela, dilua o açúcar em 250 ml de água e leve ao fogo, deixando reduzir até virar uma calda levemente espessa. O ponto exato é a 118°C.

Enquanto o xarope se forma, aproveite para cremar os ovos. Com um batedor de claras manual ou elétrico, bata gemas e ovo misturados até formar um creme fofo e aerado. Quando a calda estiver pronta, despeje-a em fio sobre esse creme sem parar de bater. O objetivo é que a calda quente cozinhe os ovos, o que é importante para sua conservação segura (já que o preparo não vai ao fogo), mas sem coagular a mistura.

Feito isso, misture o creme de ovos no chocolate derretido. Depois, integre o chantilly. Faça movimentos delicados com a espátula para integrar tudo sem expulsar o ar incorporado, necessário para a textura fofa da mousse. Distribua a mousse em quatro porções individuais e leve ao freezer por 2 horas. Desenforme e sirva com geleia de jabuticaba e algumas frutas frescas.

mousse au chocolat chaud patate 02

6 réflexions au sujet de « Mousse de chocolate com geleia de jabuticaba do quintal »

Laisser un commentaire