Café da manhã / Petit déjeuner·Francês / Français·Gastrotinga / Terroir Caatinga·Português / Portugais·Sobremesa / Dessert

Frozen yogurt de kefir e tamarindo // Froyo au yaourt et au tamarindus

brasil     versão em português     brasil

O tamarindeiro é uma árvore originária do leste da África que se adaptou muito bem ao clima tropical do sul da Ásia, da América Central e do nordeste do Brasil. Seu fruto, o tamarindo, é usado na Índia como especiaria que aromatiza o arroz e tempera carnes e currys. Da minha infância na Bahia trago a memória do suco refrescante da fruta entre uma brincadeira e outra e, claro, a delícia que era a bala de tamarindo, agridoce, que travava a boca, mas bem menos que a fruta in natura. Aliás, chupar tamarindo puro era desafio para comprovar quão retado a gente era!  Lembro que também havia, para os adultos, o licor de tamarindo. E é esta fruta azeda da caatinga que vai inaugurar as receitas da categoria Gastrotinga no blog.

Hoje vou apresentar uma receita que criei para o café da manhã. Não que frozen yogurt seja novidade, mas esse aqui é funcional, refrescante e maravilhosamente azedinho. É uma boa opção, também, para aquele sorvete da tarde, mas feito em casa e sem conservantes, aditivos ou gorduras hidrogenadas. Além de delicioso, o froyo de tamarindo é nutritivo e auxilia no bem-estar. O iogurte que uso é produzido pelos grãos de kefir que alimento todos os dias, um probiótico muito mais rico e eficiente que os iogurtes industrializados, responsável por regular o intestino e fortalecer o sistema imunológico. A receita ainda leva sementes de chia, também conhecida por fortalecer as dfesas do organismo e ainda baixar a taxa de colesterol, e de linhaça que reduz o acúmulo de gordura no corpo. Um pouco de açúcar é necessário para conseguir a textura do froyo e uso o mascavo que é menos processado e ainda tem uns pedacinhos surpresa de rapadura.

ingredientes.jpg

O tamarindo é fonte de vitamina C e E,  vitaminas do complexo B e minerais como cobre, potássio, cálcio, selênio, fósforo, ferro, zinco, magnésio e manganês. Possui fibras dietéticas que aumentam o volume e os movimentos intestinais, prevenindo prisão de ventre, auxiliando no funcionamento do intestino e eliminando os níveis de colesterol ruim do corpo. Antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e tem propriedades anti-inflamatórias. Junte isso aos outros ingredientes funcionais da receita e olha que boa fonte de nutrição esse sorvete gostosinho e cheiroso!

final.jpg

Ingredientes:

  • 400 ml de iogurte de kefir de leite
  • 200 ml de polpa de tamarindo
  • 80 g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1/2 colher (sopa) de sementes de linhaça
  • 1/2 colher (sopa) de sementes de chia

Modo de preparo:

Misturar o iogurte, a polpa de tamarindo, o açúcar e o leite em pó com um mixer. Usei a polpa congelada, aquela vendida em saquinhos para fazer suco, que trouxe de minha última viagem à Bahia. Aqui em Porto Alegre encontra-se a fruta para transformar em pasta no Mercado Público, mas custa absurdamente caro. De todo modo, a textura do sorvete fica mais encorpada com a polpa extraída em casa e o sorvete feito assim tem uma textura ótima para ser consumido ao sair da sorveteira. Com a polpa líquida, é preferível congelar o sorvete por algumas horas antes de consumir.

Depois de bater os ingredientes, despejar o líquido obtido na sorveteira caseira, seguindo as instruções do fabricante. No meu caso, a massa ficou no aparelho por 20 minutos totais. Ao fim de 15 minutos, a massa adquire uma textura cremosa e é nesse ponto que se deve adicionar as sementes e deixar misturar por mais 5 minutos. O sorvete está pronto para ser consumido na hora e fica com uma textura incrível, mas dado o excesso de líquido da polpa que usei, fica difícil modelar de imediato. Eu congelei, já que fiz sorvete para a semana, e depois de 4 horas ele estava com a textura que eu queria. Forrei o recipiente com plástico filme para evitar o contato do alimento com o alumínio. No café da manhã, recomendo servir uma bola de froyo acompanhada de granola caseira.

fr.png     version en français     fr.png

L’aliment présenté par cet article est le tamarin, un fruit parfois classé comme légume et aussi utilisé comme épice. Voilà, le tamarinier c’est un arbre originaire de l’Afrique qui a connu des environnements favorables tant en Inde comme en Amérique Centrale et au Nord-est du Brésil. En Inde sa pulpe donne des arômes au riz et du goût aux viandes et currys. Au Mexique, par exemple, il compose des sauces très intéressantes. Au Brésil, surtout au nord et au nord-est, on le mange en sorbet, glace, bonbon, jus rafraîchissant et en nature, bien sûr. Ce fruit fait partie de mes mémoires d’enfance. Son goût aigre-douce donne un effet super aux bonbons et ça donne une liqueur très originelle. Il est si acide que le citron ou même plus, mais il est charnu et on le mâche. C’est vraiment particulier.

Aujourd’hui je le présente façon super-aliment pour commencer la journée ou même pour se rebooster à l’après-midi. On prépare un frozen yogurt, une glace à base de yaourt, aux arômes de tamarin et enrichie aux graines de lin et de chia. Du coup, je utilise comme yaourt celui que mes chères graines de kéfir produisent tous les jours. Le kéfir rend un yaourt plein aux probiotiques, c’est à dire des bactéries bénévoles pour notre intestin. Encore, le kéfir renforce les défenses de notre corps, effet obtenu aussi par la chia qui, en plus, aide à équilibrer les taux de cholestérol. Les graines de lin réduisent l’accumulation de grasse dans l’organisme. Finalement, le tamarin est une source de vitamines (B, C, E) et de minéraux, un aliment qui aide le fonctionnement des intestins et qui combat les radicaux libres.

Ingrédients:

  • 400 ml de yaourt de kéfir de lait
  • 200 ml de pulpe de tamarin
  • 80 g de sucre brun
  • 2 cuillères à soupe de poudre de lait
  • 1/2 cuillère à soupe de graines de lin
  • 1/2 cuillère à soupe de graines de chia

Préparation:

Avec le mixeur, mélanger le yaourt, le tamarin, le sucre et la poudre de lait. Suivre les instructions de la sorbetière pour préparer la glace. La mienne a pris 20 minutes au total. À la fin des premiers 15 minutes j’ai obtenu une pâte crémeuse et j’ai donc ajouté les graines en laissant turbiner encore 5 minutes. J’ai mis la préparation au congélateur et j’ai servi le froyo au petit déjeuner accompagné d’une cuillère de granola faite maison.

3 réflexions au sujet de « Frozen yogurt de kefir e tamarindo // Froyo au yaourt et au tamarindus »

Laisser un commentaire